Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Descubra os 10 Erros Cometidos por quem Quer Emagrecer!

Em véspera de datas festivas como no final do ano, o desejo em perder alguns quilinhos é praticamente unânime, e notícias sobre nutrição circulam por toda parte, como na TV, jornais, revistas e internet. Acredito que todos sabemos os passos básicos para uma alimentação saudável e perda de peso, como aumentar o consumo de frutas, verduras, grãos integrais, e por este motivo decidi comentar hoje sobre os principais erros cometidos por quem quer emagrecer.

1-) Confundir fome real com fome emocional (causada por ansiedade, tristeza, alegria, etc.). A fome real, geralmente aparece após 3 horas de uma refeição, já a fome emocional vem a qualquer momento. A fome real vai aumentando de forma gradativa, diferente da fome emocional que vem de repente. A fome real pode ser temporariamente saciada com líquido, já a fome emocional não. Quando estamos com fome real qualquer alimento é bem aceito, já a fome emocional é bem seletiva.
2-) Fazer compras com fome: consequentemente a compra com itens supérfluos será maior.
3-) Fazer dietas restritivas: é muito comum, pacientes que desejam perder peso rapidamente para alguma festa ou viagem, procurarem este tipo de dieta, que consiste basicamente em consumir poucas calorias. Na grande maioria das vezes, a quantidade calórica consumida é menor do que o metabolismo basal (quantidade mínima de calorias para um bom funcionamento do organismo). Esse tipo de dieta até pode provocar uma perda de peso inicialmente, mas o cumprimento dessa dieta não será por muito tempo e após esse período de privação ocorre o que chamamos de compulsão alimentar (consumo “descontrolado” de alimentos), que irão ocasionar o ganho de peso, muitas vezes superior ao peso inicial, além do mal estar que este tipo de dieta poderá ocasionar como tontura, fraqueza, irritação, etc.
4-) Fazer dietas sem carboidrato: outro erro comum é a retirada de carboidratos da alimentação. Os carboidratos são fontes essenciais de energia para o corpo e devem representar cerca de 50-70% da nossa alimentação. O que muitos não entendem é que o carboidrato, assim como as proteínas e gorduras, não irão proporcionar o ganho de peso, mas sim a quantidade de calorias ingeridas a mais do que a necessidade diária.
5-) Comer rápido: além de ingerir mais alimentos (até que a fome seja saciada), a má mastigação prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes.
6-) Ficar longos períodos sem se alimentar: muitos ainda acham que é necessário ficar sem comer para perder peso. Realmente, se você ficar dias sem comer, alguns quilos poderão ser eliminados. Mas ficar longos períodos sem se alimentar, provoca uma queda no metabolismo a fim de poupar energia, já que não tem energia sendo ingerida; outra consequência, é o aumento da fome (e então, será necessária uma quantidade maior de alimentos para saciar esse longo período sem se alimentar).
7-) Achar que alimentos considerados saudáveis não engordam: os exemplos mais comumente ingeridos em grandes quantidades são: os azeites, o queijo branco, a granola e o pão integral. Mesmo alimentos saudáveis como os citados, tem calorias, e o excesso de calorias leva ao ganho de peso.
8-) Não estipular regras para o consumo de determinados alimentos: como doces, refrigerantes, frituras, petiscos somente aos finais de semana (lembrando que o final de semana é só sábado e domingo).
9-) Escolha alimentar inadequada: mesmo que em pequena quantidade alguns alimentos, principalmente as gorduras e o ácool tem um valor calórico maior, enquanto 1 grama de carboidrato ou proteína contém 4 kcal, as gorduras contém 9 kcal e o ácool 7 kcal. Portanto, um simples bolinho de queijo frito pode representar um alto valor calórico.
10-) Falta de força de vontade: primeiramente quem realmente deseja emagrecer não espera a segunda-feira chegar; e em segundo lugar, o seu objetivo deve ser maior do que a primeira festa ou evento que apareça.

E é claro, depois de todas estas falhas, responsabilizar os pais, o namorado(a) ou a nutricionista, pelo não sucesso e não cumprimento de um plano alimentar saudável.

Fonte: ANutricionista.Com - Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 - Nutricionista em Piracicaba.

Qual será o papel feminino ?



“Com o advento do esporte, no mundo atual globalizado e capitalista, a prática esportiva se tornou um espetáculo”.
A mulher moderna inserida neste contexto vêm assumindo seu papel nos desafios, competições, exigências de padrões estéticos, não somente assumindo seu papel cultural, de mãe, esposa, diante da nova realidade é profissional, atleta, chefe de cargos importantes e etc.
A percepção de si mesma e de que ainda está submetida à poderes que legitimam um sistema desigual de privilégios típicos dos homens, o sexismo em várias áreas ainda vêem os privilégios sendo como masculinos.
Apesar do papel que a mulheres desempenham na sociedade moderna, ainda é escrava de um modelo sexista enraizado nas culturas,mesmo que biologicamente a definição de feminino e masculino seja um fator puramente genético, biológico,genitais e morfológicos, as normas sociais e dicotomia do que; mulher/fraca, fisicamente inferior, homem/forte, fisicamente superior, determina o papel de conduta da mulher diante seu grupo social.
A identidade sexual, que na visão psicossocial de Money (apud Vasquez,1987), “ é tudo aquilo que difere os sexos, ou seja, atitudes, ocupações, vestimentas,adornos, gestos emocionais, expressões emocionais, erotismo e comportamento sexual”. Em algumas culturas quanto mais submissas, passiva e fraca mais feminina. Quanto mais agressivo, ativo e forte mais másculo o homem será.
Homem e mulheres são produtos dos diferentes tipos de sociedade que em sua regra sempre acabam reforçando as diferenças psicossociais tais como a propagação da própria mulher que interiorizam regras sociais e acabam tendo atitudes “maxistas” contra si próprias não aceitando outras mulheres que tomam uma postura diferentes diante da sociedade de fazerem escolhas consideradas “papéis masculinos”.

Diante de tudo exposto não posso deixar em fazer colocações pessoais, começo com perguntas simples, será que é aceito como naturalidade pelas próprias mulheres no contexto social ser jogadora de futebol, mulher pode ser fisiculturista e que tal uma nadadora com músculos?
Ela pode ser advogada de sucesso, Juíza, promotora, ser chefe de um país? O que acham se ela sustentar a casa, for chefe de uma empresa multinacional importante? Serem Mestras, Doutoras. Pior e se optar em não querer ter filhos e ser esposa, será que deixa de ser mulher?
Agora o que acham dela optar em ser mãe, esposa até acho importante estes papéis desde que não anulem outras vontades e projetos. Pode ganhar menos pela mesma função e cargo exercido por homens, ser agredida pelo companheiro sem poder se defende, quem revida pode ter sua sexualidade confundida. Pra finalizar que tal se nós mulheres tivermos o direito em obter carteira de motorista caçadas por oferecer riscos aos homens másculos, viris e fortes que dirigem pelas estradas à fora, atropelando velhinhos, algumas criancinhas que andam na rua inocentemente, por dirigir embriagados ou de forma totalmente irresponsável não generalizando os fatos, pois também existem mulheres irresponsáveis no trânsito com um numero bem menor, cuidado homens elas estão em todos os lugares.
Então mulheres por que não assumir papéis diferentes do padrão imposto pela sociedade já que enfrentamos tantas coisas e fizemos grandes escolhas durante os séculos. Uma das a grandes diferenças entre os homens e mulheres está na própria competição entre nós mulheres e o pensamento maxista que temos em relação a nós mesmas, julgamentos por escolhas diferentes, inclusive no que diz respeito a atividades, esportes, aréa de atuação ou qualquer prática esportiva por mais exêntrico que seje, devem ser apoiados e respeitados todas as opções, primeiramente por nós mesmas para depois podermos exigir respeito da sociedade.


“Atividades físicas proporcionam á qualquer ser humano independente do gênero, idade terem uma visão de sí próprios, além de oferecer saúde, melhoria fisíca, adptações e melhorias nas habilidades motoras e a psique caminham juntos corpo são mente sã ”.
Texto de Raquel soares- referencia "o ser mulher no esporte de competição: a mulher e a busca dos limites...revista virtual Ef artigos, natal/rn volume 3, volume 05- julho de 2005

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os benefícios que trazem 20 minutos pulando corda

Além de ser um excercício divertido o ato de pular corda ainda ajuda no emagrecimento, tonifica as pernas e o bumbum, diminui a celulite e ainda deixa a saúde nota 10. Você pode saltitar em casa, na academia, no parque, no clube. Faça 20 minutos por dia e afine pra valer!ginastic

Esta deliciosa brincadeira da infância, muito utilizada para o condicionamento físico de quem pratica boxe, é também um dos exercícios aeróbicos mais potentes. Pular corda durante 20 minutos queima cerca de 350 calorias, praticamente o mesmo gasto calórico de 45 minutos de caminhada ou 30 minutos de bicicleta. Não é o máximo! Mas os saltitos também aumentam a capacidade dos pulmões e do coração, ajudando por exemplo, a baixar o colesterol. Os pulos também são um bom antídoto contra a osteoporose, pois os ossos ficam mais fortes. O sobe-e-desce sem parar ainda ajuda a melhorar o fluxo linfático, eliminando as toxinas do organismo e amenizando as temidas celulites. Apesar de priorizar os músculos da perna (panturrilha e coxas) e do bumbum, pular corda também exercita os peitorais, ombros, costas e braços. Quer dizer, é um exercício completo!

Há saltos para todos os gostos: com as duas pernas, abrindo e fechando os pés, elevando os joelhos, com um pé só… Como a atividade é bastante vigorosa, quem está muito acima do peso deve consultar um especialista antes para saber se está apto ou não para a execução por causa da sobrecarga nas articulações. Porém, se você fizer corretamente, ou seja, saindo do chão somente o suficiente para que a corda passe debaixo de seus pés, o impacto é mais ameno e o risco de lesão é quase nulo, inclusive em obesos . Também é bom controlar a intensidade dos exercícios, saltando de forma mais lenta ou rápida, de acordo com o condicionamento físico. E atenção: se você não tem prática deve iniciar com cautela até que pegue intimidade com o acessório. Depois é só comemorar os quilos indo embora.

Fonte: extremebjj.com/esportes. MX Fusion em 11 13th, 2009

domingo, 26 de dezembro de 2010

Como evoluir das corridas de 10 km para os treinos de meia maratona?

A corrida de 10 km é uma prova curta, é uma prova que requer um ótimo condicionamento físico para obter grandes resultados, mesmo não sendo uma prova com mais de 1 hora. Para o público feminino e masculino que procuram evoluir desta modalidade para a meia maratona, que já é uma prova mais intensa, com 21,1 km e mais durabilidade, onde a necessidade metabólica aumentará mais ainda, é necessário fortalecer a parte muscular para evitar desconfortos e lesões. Também deverá tomar mais cuidados com a alimentação, tendo esta que ser rica em carboidratos de acordo às necessidades de cada atleta e com o ambiente e horário que será disputado. Além disso é necessário focar na hidratação que auxiliará no desempenho de cada atleta para ajudar na reposição dos eletrólitos perdidos durante a prova evitando riscos a saúde.

Um dia antes da prova deve-se priorizar um cardápio rico em carboidratos, dando preferência aos de alto índice glicêmico (massas, pães, biscoitos sem recheios, geleias…), restrita em gorduras, baixo teor proteico, e pouca fibra para evitar desconfortos abdominais na hora da prova. A alimentação no dia da prova deve ter os mesmos cuidados, procurando realizar a refeição pelo menos 2 horas antes da prova. A hidratação também é muito importante, ou seja, é necessário beber de 300 ml a 500 ml antes da prova. Durante a prova, beber de 30 em 30 minutos com adição de carboidrato em gel junto à água.

Existem muitos suplementos (Whey Protein, Creatina, Maltodextrina, etc), que são aqueles que auxiliam na manutenção e crescimento da massa magra e que auxiliam na resistência e desempenho de alguma modalidade esportiva de longa ou curta duração, etc. Os suplementos podem ser usados para chegar às necessidades diárias e também melhorar o desempeno do atleta, mas é muito importante ser acompanhada por um profissional (Médico, Fisiologista ou Nutricionista), que saberá adequar às necessidades do atleta, evitando que eles sejam administrados de maneira incorreta.

Independente da modalidade esportiva, da carga do treino, e da alimentação, é muito importante que você tenha acompanhamento de profissionais da área de saúde para melhor instruí-lo, não só para obter ótimos resultados, como para não trazer nenhum malefício a sua saúde.

Fonte: ANutricionista.Com - Thiago Fuster Giacometti - CRN3 21.894 - Nutricionista em Santo André.

O que é o diabetes gestacional?

O diabetes gestacional (DG) surge durante a gravidez, principalmente após a 24° semana de gestação, ocorrendo intolerância ao açúcar durante o período gestacional e os níveis de glicemia podem se normalizar após o nascimento do bebê, diferente do diabetes tipo I e II que persistem por toda a vida. Geralmente as mulheres desenvolvem o diabetes gestacional devido a uma resistência à ação da insulina, impossibilitando a entrada de glicose dentro da célula para ser usada como fonte de energia. Fator que pode ser desencadeado por alguns fatores de risco durante o período gestacional, como:

* Idade superior a 25 anos
* Obesidade ou ganho excessivo de peso durante a gravidez atual
* Deposição central (região do abdômen) excessiva de gordura corporal
* História familiar de diabetes em parentes de 1° grau
* Crescimento fetal excessivo
* Polidrâmnio (Aumento do líquido aminiótico)
* Hipertenção ou pré eclâmpsia (DHEG) na gravidez atual
* Antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, de macrossomia (peso superior do feto) ou de diabetes gestacional

Para reduzir o risco de desencadear o DG, as mulheres devem manter o peso dentro dos parâmetros normais e realizar exercícios físicos regulares. Muitas gestantes não apresentam sintomas no diabetes gestacional, mas é importante ficar atenta se surgir:

* Poliúria (aumento do volume urinário)
* Polidipsia (sede elevada)
* Polifagia (fome em excesso)
* Perda ou aumento exagerado do peso corporal
* Desanimo, cansaço ou fraqueza

As complicações metabólicas do diabetes gestacional, está associado com o risco elevado tanto para o feto, quanto para a mãe, devido ao aumento da prevalência de anomalias congênitas e abortamentos espontâneos e ao risco de macrossomia, hipocalcemia, níveis reduzidos de ferro e desconforto respiratório para o feto. Há evidências de que os filhos de gestantes com diabetes gestacional são mais vulneráveis a desenvolver obesidade e uma menor tolerância a glicose na faze adulta. Estudos também tem demonstrado que filhos de mães com Diabetes Gestacional descompensado, tem chances de ocorrer um déficit intelectual, desencadeados pela cetonúria – causada no diabetes, no jejum prolongado e também nas dietas com restrição de carboidrato, por desencadear uma maior oxidação de gordura no organismo para obter energia, aumentando assim, a circulação de corpos cetôncios causando a cetonúria.

Essas alterações no metabolismo dos indivíduos com diabetes, podem ser controladas através da atividade física, dieta e com insulina nos casos mais severos, quando os níveis glicêmicos permanecem elevados. O acompanhamento nutricional por um nutricionista se torna o mecanismo mais importante, recomenda-se dietas entre 30 e 35 calorias por kg de peso ideal para a idade gestacional. Essa conduta poderá melhorar o controle glicêmico, além de reduzir o ganho de peso. As refeições devem ser fracionadas ao longo do dia, sendo três refeições principais (desjejum, almoço e jantar) e três a quatro lanches de pequeno volume, evitando também frituras e preferindo alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, frutas e vegetais, afim de evitar picos elevados de glicose no na sangue.

A mudança do hábito alimentar da mãe diabética é fundamental para evitar complicações para o feto e para a gestante.

Vale ressaltar, que essas mães deverão fazer um acompanhamento nutricional com um nutricionista após o parto, afim de reduzir as chances de desenvolver a doença no futuro.

Fonte: ANutricionista.Com - Mírian Valério - CRN2 7012P - Nutricionista em Rio Grande.

Quando recorrer a suplementação alimentar?

Hoje em dia, a maioria das pessoas que buscam o aumento de massa muscular ou simplesmente melhorar a sua performance durante o treino, adotam algum tipo de suplemento nutricional na sua dieta, porém a maioria das pessoas sabem pouco sobre o seu uso e acabam, seguindo orientações dadas por outros profissionais, pessoas leigas que desconhecem os riscos do uso indiscriminados desses suplementos alimentares, pois assim como a carência de vitaminas e minerais podem acarretar em danos a saúde, a toxidade pode acabar desenvolvendo doenças no organismo.

É importante ressaltar que há uma diferença entre freqüentadores de academia e atletas, cuja a intensidade e a freqüência do treino são superiores a aqueles que malham cerca de duas horas diárias. Outro aspecto a se considerar, é que a maioria dos indivíduos ao utilizar suplemento nutricional seguem a orientação de administração repassada pelo fabricante, como se todos as pessoas obtivessem o mesmo perfil nutricional e o mesmo gasto energético. Porém cada organismo possui uma individualidade bioquímica que deve ser respeita, por isso também o perigo de seguir dietas da moda ou dietas vinculadas em revistas, que em sua maioria focam apenas calorias, o que não é seguro.

A suplementação segura é aquela que respeita os níveis máximos e seguros de determinados nutrientes para uma população especifica, estabelecido pelas DRIs (Dietary Reference Intakes). O profissional nutricionista poderá orientar os suplementos com base no diagnóstico nutricional e as necessidades individuais de cada indivíduo, prevalecendo sempre uma boa reeducação alimentar, afim de otimizar um estado nutricional satisfatório e continuo, através de um alimentação equilibrada, tornando a suplementação apenas um alternativa para suprir as carências.

Além de tudo a prática do suplemento alimentar gera muitas controvérsias e as pessoas devem estar atentas se o produto escolhido possui o registro da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), pois ela é responsável por assegurar a venda e utilização dos produtos, afim de garantir a qualidade sanitária e a segurança para a saúde, evitando por exemplo que tais suplementos alimentares contenham substâncias não mencionadas em seus rótulos, como alguns hormônios anabolizantes.

Por estes motivos mencionados acima, vale ressaltar que a busca por uma alimentação saudável, seguida de maneira contínua e prolongada, possibilitará que o indivíduo atenda as suas necessidades de vitaminas e minerais, mantendo as reservas de macronutrientes (substâncias calóricas) e micronutrientes (substâncias com funções metabólicas) adequadas, além de proporcionar um meio mais econômico, pois sabe-se que em geral estes suplementos alimentares são de alto custo se administrados diariamente, se comparados aos alimentos e vegetais da época, que além de serem mais baratos proporcionam uma maior absorção dos nutrientes em relação as mesmas substâncias vindas em comprimidos ou até mesmo em pós.

Assim, no caso de optar pela suplementação na sua ingesta diária ou durante os dias de pratica esportiva, deverá ser feito através de um acompanhamento com profissional nutricionista para a revalidação do período de administração, assim como os dados clínicos, o estado nutricional e de todo plano alimentar já prescrito.

Fonte: ANutricionista.Com - Mírian Valério - CRN2 7012P - Nutricionista em Rio Grande.

Tipos de Suplementos:

Suplementos Hipercalóricos
São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.
Suplementos Hiperproteicos/aminoácidos

São suplementos proteicos
Possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.

Suplementos Termogênicos
Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal

Suplementos Antioxidantes
Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.

Suplementos Polivitamínicos e Minerais
Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.

Suplementos Hormonais
São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Muito cuidado no seu consumo porque hoje em dia nas academias são muito comercializados. Sempre é necessária uma avaliação médica para analisar necessidade de utilizá-los.

Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

O que são Suplementos Alimentares?

Suplementos são na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação. Importante para pessoas com carências nutricionais e também para praticantes de atividade física ter um melhor desempenho ou repor perdas nutricionais durante essa prática.
Atualmente, no ritmo de vida que vivemos, perdemos muitos nutrientes com estresse, falta de tempo de preparar alimentos saudáveis ou mesmo pelo consumo exagerado de produtos industrializados. Com isso os suplementos passam ser necessários no dia a dia, com prescrição médica ou de nutricionistas.
Mas o que é perigoso é comprar suplementos por conta própria e sair utilizando vários produtos juntos sem nenhuma orientação profissional. Suplementos parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente podem ter conseqüências desagradáveis.
Nessa sessão do site iremos explicar os efeitos de cada componente dos suplementos, com objetivo de compartilhar informações com os leitores para saberem o efeito no organismo de cada um deles. Mas lembre-se que nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável. Como o próprio nome diz, ele vem para suplementar à alimentação. Terá um melhor resultado associado com hábitos de vida saudáveis.

Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

A volta da Creatina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA - divulgou no dia 27 de abril de 2010 a Resolução RDC Nº 18, aprovando o Regulamento Técnico sobre Alimentos para Atletas que, entre outras medidas, libera a comercialização de suplementos de creatina no país.
Em 2005, a ANVISA havia proibido a comercialização do produto por não haver estudos suficientes sobre o efeito da substância na saúde dos usuários. Cinco anos depois, com diversas pesquisas realizadas e comprovando seu efeito benéfico, volta a comercialização legal do produto.

Mas o que é exatamente a creatina e como ela age no organismo?
A creatina é um nutriente natural encontrada nos alimentos, principalmente nas carnes (bacalhau – 3,0; salmão – 4,5; atum – 4,0; carne bovina – 4,5g/kg); ela também é encontrada no próprio organismo humano, que faz sua produção através de outros aminoácidos no fígado, pâncreas e rins.
Muitos estudos sobre a suplementação de creatina tem mostrado a possibilidade de aumentar as reservas desta substância no músculo em 10 a 20%, sendo que alguns estudos mostraram acréscimo de até 50% em seus níveis totais. Essa ampliação da reserva de energia no músculo é o que tem permitido aos atletas aprimorar o seu desempenho físico.

Qualquer pessoa pode utilizar a creatina?
A ANVISA deixa claro que a utilização do suplemento é exclusivo a atletas, ou seja, ”praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso”.

O uso não é recomendado para praticantes de exercício físico para recreação, estética e/ou promoção da saúde, pois não necessitam de grande explosão muscular. Uma dieta equilibrada é suficiente para atender as necessidades dessas pessoas.

Cabe ressaltar que a suplementação deve ser prescrita e acompanhada por um nutricionista ou médico e que sua utilização não substitui uma alimentação equilibrada. O produto também não pode ser utilizado por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades, mesmo que estes sejam atletas.

Quais são os efeitos adversos?

Durante muito tempo, vários efeitos adversos foram atribuídos ao uso da creatina, como náuseas, diarreia, desconforto abdominal, tonturas e principalmente problemas nas funções dos rins.

Após vários estudos, pode-se dizer que o maior efeito do uso da creatina é o ganho de peso corporal. Os efeitos colaterais citados não foram comprovados. Mesmo estudos que utilizaram animais com problemas renais já pré-existentes, o uso da substância não provocou nenhum agravo.

Qual a quantidade que deve ser ingerida?

A ANVISA limita o uso de creatina a 3g por dia. Muitos estudos foram realizados com o objetivo de definir a dosagem ideal para o consumo, sendo que alguns utilizavam uma fase de saturação, oferecendo 20g ao dia, durante cerca de 5 a 7 dias, e após diminuindo a quantidade para 5g ao dia. Contudo, recentemente tem sido evidenciadas que 3 g/dia por 30 dias apresentam o mesmo efeito. Assim, altas doses (20 g/dia) seriam desnecessárias para aumentar o conteúdo deste composto no músculo.
O consumo da creatina junto com glicose aumenta o conteúdo muscular deste composto em aproximadamente 10%. Há um aumento na captação de creatina pela fibra muscular e, consequentemente, sua ingestão com esse carboidrato simples pode aumentar seu efeito.
Portanto, o consumo de creatina é comprovadamente efetivo na melhoria do desempenho esportivo. Contudo, volta-se a repetir que é essencial o acompanhamento do profissional de Nutrição aos atletas que necessitarem fazer uso da substância.

Fonte: ANutricionista.Com - Fabiele Johann - CRN2 9190 - Nutricionista em Lajeado.

Nutrição esportiva básica

Todas as pessoas que praticam atividade física devem mudar seus hábitos alimentares, afinal, para que possamos atingir qualquer objetivo, tão importante quanto um bom treino é a alimentação. Listo a seguir algumas dicas básicas para iniciantes na nutrição esportiva:

IMPORTANTE – Ganho de massa muscular magra e perda de gordura são resultados de uma alimentação saudável, balanceada e freqüente (3-3hrs).

* As fontes de CARBOIDRATOS (cereais, frutas, massas, batata, mandioca, pães, etc.) são os alimentos que devem estar com maior frequência em seu cardápio, afinal, são eles que fornecem energia, disposição, dão volume aos músculos (glicogênio) e participam ativamente na recuperação do corpo após os exercícios;

* As fontes de PROTEÍNAS (carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, soja e feijões) também são muito importantes na construção e reparação dos músculos, entretanto, a necessidade desse nutriente é facilmente alcançada, então, não há necessidade do exagero no consumo desse grupo de alimentos;

* As fontes de LIPÍDIOS (azeite, oleaginosas, abacate, peixes gordurosos, sementes, leite integral, queijos amarelos, manteiga/margarina, frituras, carnes gordas, doces cremosos, etc.), devem estar em menor quantidade em seu cardápio, mas você nunca deve excluí-los por completo, afinal, as gorduras têm muitas funções essenciais no organismo e metabolismo, além de colaborar com o fornecimento de energia para o exercício e recuperação. Prefira sempre as fontes de gordura vegetal e peixes – gorduras boas;

* A ingestão de LÍQUIDOS é muito importante! Durante todo o dia, antes, durante e pós-atividade! Quanto mais líquidos você ingerir, melhor para seu metabolismo, rins e músculos. Fontes: água, suco, água de coco, sopa, iogurte, leite, gelatina, etc.;

*As pessoas que praticam atividade física ficam tão preocupadas com a ingestão de proteínas, carboidratos, etc., que se esquecem das VITAMINAS E MINERAIS. Ambos são muito importantes, afinal, organizam todo o metabolismo, ajudam na queima de gordura, aumento de síntese de proteínas, formação de energia, qualidade dos ossos e órgãos e alguns são antioxidantes. Aumente seu consumo diário de alimentos frescos e naturais como: verdura, legumes, frutas, cereais, ovos, leite e derivados, sementes, carnes e aves;
* Capriche nas refeições pré e pós-exercício, afinal, elas é que possuem nutrientes para: preparo do corpo para atividade, formação de energia, estoque de energia nos músculos, recuperação e construção de massa muscular magra. Se essas refeições forem deficientes o exercício será prejudicado, você irá se cansar facilmente e não terá bons resultados;
* Nunca acorde e permaneça em jejum por muito tempo, muito menos vá se exercitar em jejum!
* A dieta mostra resultados rápidos se aliada à atividade física disciplinada.
* Muito importante: tenha disciplina e força de vontade.

Bons treinos!

Fonte: ANutricionista.Com - Giovana Guido - CRN3 21630 - Nutricionista em Campo Limpo Paulista.

Trombose

Trombose (coágulo sangüíneo) é a formação ou desenvolvimento de um trombo.
A trombose pode ocorrer em uma veia situada na superfície corporal, logo abaixo da pele. Nessa localização é chamada de tromboflebite superficial ou simplesmente tromboflebite ou flebite.
Quando o trombo se forma em veias profundas, no interior dos músculos, caracteriza a trombose venosa profunda ou TVP.
Em qualquer localização, o trombo irá provocar uma inflamação na veia, podendo permanecer restrito ao local inicial de formação ou se estender ao longo da mesma, provocando sua obstrução parcial ou total.

COMPLICAÇÕES

A tromboflebite superficial raramente provoca sérias complicações; as veias atingidas podem, na maioria das vezes, ser retiradas com procedimento cirúrgico, eliminando as chances de complicar. No entanto, se a trombose é numa veia profunda, o risco de complicações é grande.
Complicações imediatas ou agudas – a mais temida é a embolia pulmonar. O coágulo da veia profunda se desloca, podendo migrar e ir até o pulmão, onde pode ocluir uma artéria e colocá-lo em risco de vida.
Complicações tardias – tudo se resume numa síndrome chamada Insuficiência Venosa Crônica (IVC), que se inicia com a destruição das válvulas existentes nas veias e que seriam responsáveis por direcionar o sangue para o coração. O sinal mais precoce da IVC é o edema, seguido do aumento de veias varicosas e alterações da cor da pele. Se o paciente não é submetido a um tratamento adequado, segue-se o endurecimento do tecido subcutâneo, presença de eczema e, por fim, a tão temida úlcera de estase ou úlcera varicosa.

PREVENÇÃO

A principal providência é combater a estase venosa, isto é, fazer o sangue venoso circular, facilitando seu retorno ao coração.Algumas recomendações:
• Faça caminhadas regularmente.
• Evite fumar e o sedentarismo.
• Controle seu peso.
• Nunca se automedique

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alteração da concentração de enzimas

- O catalisador da reações biológicas são as enzimas.
- As enzimas são produzidas pelas próprias células.
- Portanto, sua concentração pode ser alterada por variações na velocidade de sua síntese ou de sua degradação.
- Este, porém, é um mecanismo de regulação de longo prazo (horas ou dias).
- De forma geral, o controle da síntese é exercido sobre o gene da enzima, inibindo a transcrição ou ativando-a.
- Outra forma de controle é a degradação das enzimas.
- Enzimas chave no metabolismo geralmente apresentam tempo de vida curto dentro da célula, o que permite um melhor controle da concentração celular das mesmas.

Fonte:Prof. Ricardo Giordano

Enzimas: Bioquímica

PFK-1:
- A fosfofrutoquinase também é uma enzima central na regulação do metabolismo da glicose
- A fosfofrutoquinase(PFK-1) é ativada por ADP e AMP.
- É inibida por ATP e pelo íon citrato, que vasa da mitocôndria quando os precursores do ciclo de Krebs estão em alta concentração.
- Por outro lado, quando há carência energética ( AMP), a frutose-1-6-bisfosfataseé inibida.

Piruvato Quinase:
- O terceiro sítio de regulação da via glicolíticaé a piruvatoquinase.
- A piruvatoquinaseé ativada alostericamentepela frutose-1-6-bisfosfato, em preparação para receber o fluxo de substrato proveniente da glicólise.
- A piruvatoquinaseé ainda inibida por alanina, proveniente do músculo, e substrato neoglicogênico.
- A piruvatoquinasetambém sobre modificação covalente mediada por hormônios.


FBPase-2:

- O hormônio glucagonestimula a síntese de glicose.
- O aumento do cAMPativa a proteína kinaseque fosforilaa FBPase-2.
- A fosforilaçãoda FBPase-2 diminui as concentrações de F-2-6-BP, inibido a via glicolíticae ativando a gliconeogenese.

Complexo piruvato desidrogenase:
- O piruvatopode ter diferentes destinos na célula.
- Pode ser transformado em Acetil-CoAe, na mitocôndria, ser transformado em ácidos graxos ou utilizado para gerar ATP (Krebs e fosforilaçãooxidativa).
- Na mitocôndria, pode ser convertido em oxaloacetatoe convertido em glicose pela gliconeogênese.
- A piruvatodesidrogenaseé modificada pela piruvatodesidrogenasequinase(PDK) e pela piruvatodesidrogenasefosfatase(PDP).
- Quando fosforilada, a piruvatodesidrogenaseé inativada.
- Como o Acetil-CoAnão pode ser convertido em glicose, a inibição do complexo piruvatodesidrogenasepreserva os substratos para a gliconeogênese.

Fonte: Prof. Ricardo Giordano

Enzima Hexoquinase

A primeira reação da via catabólica da glicose é a fosforilação desta na posição 6 formando o composto glicose 6-fosfato às expensas de ATP (deltaG=-4 Kcal/mol). A enzima responsável pela fosforilação é a hexoquinase, que esta presente na maioria das células animais, vegetais e microbianas. A hexoquinase também pode fosforilar outras hexoses, tais como, frutose e manose. Estudos de cristalografia de raios X mostraram que a molécula de hexoquinase sofre profundas modificações em sua forma quando ela se liga à molécula da hexose. A hexoquinase requer Mg2+ porque o verdadeiro substrato não é ATP4-, mas o complexo MgATP-. A hexoquinase é uma enzima reguladora, pois esta é inibida pelo seu próprio produto (glicose 6-fosfato), portanto, toda vez que a concentração deste no interior celular sobe acima de seu nível normal, ela passa a inibir temporária e reversivelmente a hexoquinase.
No fígado ocorre uma forma não encontrada em outros tecidos é a glicoquinase. A glicoquinase difere das isoenzimas da hexoquinase em três aspectos :
1 - Ela é específica para a glicose, não atuando em outras hexoses;
2 - Ela não é inibida pela glicose 6-fosfato;
3 - O valor do seu Km comparado aos das isoenzimas de hexoquinases é bem maior.
A glicoquinase hepática entra em atividade quando os níveis de glicose no sangue são altos, como, por exemplo, após uma refeição. Ela atua sobre a glicose transformando-a em glicose 6-fosfato, a qual será armazenada no fígado na forma de glicogênio. No diabetes mellitus há uma deficiência na produção de glicoquinase em virtude da falta de insulina.
Fonte: http://prolina.df.ibilce.unesp.br/valmir/bioquimica/glicolise/hexoquinase.html