Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Analise Cinesiológica da articulação do quadril durante a corrida

É natural ao homem movimentar-se. A ação corporal faz parte de seu cotidiano, na realização de atividades corriqueiras da vida, isso é o que afirma Saba (2001). O certo é que a atividade física é tão natural que provavelmente tenha surgido junto com a vida.
Este estudo foi realizado dentro da área de saúde, ligada a Educação Física que se dedica a analisar a análise cinesiológica da articulação do quadril durante a corrida.

O padrão de movimento da corrida, dado como o realizado em ambiente terrestre, encontra-se bem definido quanto aos seus aspectos biomecânicos (CAVANAGH, 1990), porém deve sofrer adaptações quando desempenhado tanto na corrida da Ginástica, quanto em partidas de Handebol.

O quadril é a articulação proximal do membro superior. Os movimentos do quadril são realizados por uma única articulação, a articulação coxo-femural, que é dotada de uma menor amplitude de movimento - compensada de certa forma pela coluna lombar - mas, contrariamente, ela é claramente mais estável - é a articulação mais difícil de ser puxado de todo o corpo. Essas características do quadril são condicionadas pela função de suporte de peso do corpo e de locomoção assumida pelo membro inferior.

Músculos:
Flexão: Íleopsoas, Retofemoral, Sartório, Tensor da Fáscia Lata
Extensão: Glúteo Máximo , Semitendinoso, Semimembranoso, Bíceps Femoral, Isquiotibiais
Abdução: Glúteo Médio, Tensor da Fáscia Lata, Glúteo Máximo
Adução: Adutor Magno, Adutor Longo, Adutor Curto, Grácil, Pectíneo


Autores: Ana Maria da Mata, Franciele Sezana, Isabella de Carvalho.
Trabalho de TIG; 3º Período; 20/06/2011