Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Caminhada e corrida: Benefícios Físicos e Psicossociais

TIG - 4º Período (UNIBH)

INTRODUÇÃO
 
Nas ultimas décadas ocorreu um aumento significativo no número de praticantes de atividades físicas, GUISELINI (1996) cita que a caminhada é praticada regulamente por quase 70 milhões de americanos, de acordo com as Associação Americana de Materiais Esportivos devido aos inúmeros benefícios.
Segundo Monteiro e Araújo (2001) a locomoção humana é caracterizada pelos atos de caminhar e correr utilizados para os deslocamento em baixa e alta velocidades.
A corrida e a caminhada são duas atividades populares e constantemente praticadas pela população, pois são acessíveis a todos. Entre os aspectos positivos podemos citar: melhora na função cardiorrespiratória, auxílio no controle do colesterol e da pressão arterial, combate ao estresse, melhora na autoestima, entre outros (Pessi Ribeiro).
DESENVOLVIMENTO

• Psicologia

As atividades físicas estão entre as mais novas descobertas para o tratamento dessas enfermidades (leve a moderada) e seus efeitos antidepressivos têm recebido considerável atenção. (Grima,1996; Martinsen, 1994; McCann & Holmes 1984; Ransford, 1982).
Martisen et al, defendem que o exercício aeróbico, em particular, tem sido proposto como um tratamento adjunto para o tratamento dessas doenças, contribuindo para a diminuição do estresse, melhora do sono, combate as frustrações, promoção da autoestima, melhora do humor e fuga temporária dos problemas da vida diária.
Na psicologia chamam de efeito de inércia (como na física). Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. Assim funciona sua autoestima já que com o exercício você vá liberar endorfina entre outras substâncias que ajudarão a se sentir bem. E também auxiliam na capacidade de absorção de vitaminas.

• Atletismo

Na caminhada o movimento básico é a marcha, que se diferencia da corrida, pois na marcha não existe fase de vôo, momento em que os pés deixam de ter contato com o solo (Lima, 1998).
Os exercícios aeróbios parecem também ser capazes de melhorar a aptidão cardiorrespiratória, devendo ser então, recomendado para todas as idades (Hawkins e Wiswell, 2003).
Os exercícios aeróbios aumentam a capacidade de fornecer e utilizar o oxigênio nos músculos, o que lhes garante um bom funcionamento. Permite que haja um aumento do fluxo sanguíneo, que ajuda a preservar a integridade das veias e artérias, dificultando igualmente o depósito de gordura na parede dos vasos, reduzindo assim os riscos de mortalidade por doenças cardiovasculares (Howley, 2001).


MÉTODOS

Participaram desta pesquisa 78 indivíduos, praticantes de corrida ou caminhada, sendo 44 do sexo masculino e 34 do sexo feminino com a idade de 15 a 76 anos. Todas as pessoas estavam praticando a corrida ou caminhada, no momento da abordagem para responder o questionário. Foram realizadas três pesquisas em diferentes áreas de Belo Horizonte, Pampulha, Barragem e avenida engenheiro Carlos Gular.
A primeira parte do questionário está relacionada com os dados demográficos, que não era obrigatório responder e a segunda parte envolvia questões relacionadas à prática de atividade física.

RESULTADOS
Na Pampulha o teste foi feito com 39 pessoas, sendo 24 do sexo masculino e 15 do sexo feminino, com idade media de 32 anos . Já na Barragem o teste foi feito com 29 pessoas, sendo 15 do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idade media de 51 anos. E na avenida engenheiro Carlos Gular o teste foi feito com 10 pessoas, sendo 04 do sexo masculino e 06 do sexo feminino, com idade media de 27,8 anos.

CONCLUSÃO

Com base nos resultados encontrados nas pesquisas, o mais citado foi diminuição do strees com 30 citações, e o menos citado foi melhora na alimentação, com uma citação. Porém, 97,4% das pessoas percebeu algum beneficio e redução do nível de estresse com a prática da corrida e da caminhada.
 Dos praticantes, 78,2% das pessoas começaram a pratica por espontaneidade e 21,8% por orientação medica. E 92,3% estimulam outras pessoas a praticar alguma atividade física. Dos 78 entrevistados, apenas 26,9% tem orientação profissional.
 Conclui-se então que as práticas da corrida e da caminhada podem influenciar beneficamente na redução do nível de estresse, qualidade de vida e na melhora do condicionamento físico. Um dos fatores importantes para aumentar a prática da corrida e caminhada são as intervenções públicas, para a motivação e instrução dessas práticas de forma orientada na sociedade.


REFERÊNCIAS

Revista Brasileira: Atividade Física e Saúde; Atividade Física e sua Intervenção junto à depressão, volume 3, número 2, 1998, pg 73-79
Revista Brasileira de Medicina do Esporte: Transição caminhada-corrida: considerações fisiológicas e perspectivas para estudos futuros, volume 7,. número 6, 2001.
TURNER, H.J. Sociologia: Conceitos e aplicações. São Paulo. Editora Makron LTDA., 1999.
CÉU,A. Beneficios da caminhada na qualidade de vida dos adultos, Porto, 2007.
ROSE, N. Psicologia como uma ciência social. Psicologia & Sociedade, 2008