Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

domingo, 21 de novembro de 2010

OSTEOPOROSE


A osteoporose é uma perda de massa óssea que afeta sobretudo as mulheres com mais de cinqüenta anos. Anualmente é responsável por 1,2 milhão de fraturas. A osteoporose do tipo I está relacionada ás fraturas vertebrais e distais do rádio nas pessoas com cinqüenta a sessenta anos de idade e é oito vezes mais comum em mulheres do que em homens.
A osteoporose Tipo II, observada nas pessoas com setenta anos de idade ou mais , acarreta fraturas no quadril , pelve distal de úmero é duas vezes mais comum em mulheres. O problema é mais comum em mulheres com mais de 50 anos em razão da menospausa e da falta de estrogênio. O tratamento com estrogênio, instituído precocemente na menopausa, pode prevenir a perda de massa óssea. Se o estrogênio for utilizado anos após a menopausa, o osso perdido não pode ser reposto, mas o osso existente pode ser mantido.
Como prevenção é melhor do que o tratamento, a atenção está voltada para a ingestão adequada de cálcio dietético e a pratica de exercícios durante toda a vida. O cálcio dietético é importante na prevenção e no tratamento da osteoporose. Apesar da necessidade diária de cálcio ser de 800 mg/dia, nenhum grupo de mulheres adultas responde á esse padrão. Numa tentativa de prevenção a atenção é dirigida á mulheres jovens (com menos de vinte e cinco anos) para maximizar o crescimento ósseo. As necessidades de cálcio são ajustadas para 1.200 mg/dia a fim de atingir esse objetivo.

A estrutura óssea é mantida pela força da gravidade (postura ortostática) e pelas forças laterais associadas á contração muscular. As atividades com suporte de peso (caminhada,jogging) são melhores do que o ciclismo e a natação para a manutenção mineral da coluna e dos quadris, mas para aqueles com um mau condicionamento ou com fraturas prévias, essas ultimas atividades são recomendadas. O uso de programas de exercício para idosos melhora a função cardiorrespiratória e ajuda na manutenção da integridade óssea. Quando ele é associado á oportunidade de socialização, é fácil observar por que o exercício é uma parte importante da vida da juventude á velhice.

Referência:
POWERS, K Scott. Fisiologia do Exercício – Teoria e Aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 3 Ed. Editora – Manole – 2000.
Postado por: Conrado Garcia e Rafaela Mazzinghy
Disciplina: Cinesiologia - Puc

Nenhum comentário:

Postar um comentário