Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

domingo, 26 de dezembro de 2010

Como evoluir das corridas de 10 km para os treinos de meia maratona?

A corrida de 10 km é uma prova curta, é uma prova que requer um ótimo condicionamento físico para obter grandes resultados, mesmo não sendo uma prova com mais de 1 hora. Para o público feminino e masculino que procuram evoluir desta modalidade para a meia maratona, que já é uma prova mais intensa, com 21,1 km e mais durabilidade, onde a necessidade metabólica aumentará mais ainda, é necessário fortalecer a parte muscular para evitar desconfortos e lesões. Também deverá tomar mais cuidados com a alimentação, tendo esta que ser rica em carboidratos de acordo às necessidades de cada atleta e com o ambiente e horário que será disputado. Além disso é necessário focar na hidratação que auxiliará no desempenho de cada atleta para ajudar na reposição dos eletrólitos perdidos durante a prova evitando riscos a saúde.

Um dia antes da prova deve-se priorizar um cardápio rico em carboidratos, dando preferência aos de alto índice glicêmico (massas, pães, biscoitos sem recheios, geleias…), restrita em gorduras, baixo teor proteico, e pouca fibra para evitar desconfortos abdominais na hora da prova. A alimentação no dia da prova deve ter os mesmos cuidados, procurando realizar a refeição pelo menos 2 horas antes da prova. A hidratação também é muito importante, ou seja, é necessário beber de 300 ml a 500 ml antes da prova. Durante a prova, beber de 30 em 30 minutos com adição de carboidrato em gel junto à água.

Existem muitos suplementos (Whey Protein, Creatina, Maltodextrina, etc), que são aqueles que auxiliam na manutenção e crescimento da massa magra e que auxiliam na resistência e desempenho de alguma modalidade esportiva de longa ou curta duração, etc. Os suplementos podem ser usados para chegar às necessidades diárias e também melhorar o desempeno do atleta, mas é muito importante ser acompanhada por um profissional (Médico, Fisiologista ou Nutricionista), que saberá adequar às necessidades do atleta, evitando que eles sejam administrados de maneira incorreta.

Independente da modalidade esportiva, da carga do treino, e da alimentação, é muito importante que você tenha acompanhamento de profissionais da área de saúde para melhor instruí-lo, não só para obter ótimos resultados, como para não trazer nenhum malefício a sua saúde.

Fonte: ANutricionista.Com - Thiago Fuster Giacometti - CRN3 21.894 - Nutricionista em Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário