Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Qual será o papel feminino ?



“Com o advento do esporte, no mundo atual globalizado e capitalista, a prática esportiva se tornou um espetáculo”.
A mulher moderna inserida neste contexto vêm assumindo seu papel nos desafios, competições, exigências de padrões estéticos, não somente assumindo seu papel cultural, de mãe, esposa, diante da nova realidade é profissional, atleta, chefe de cargos importantes e etc.
A percepção de si mesma e de que ainda está submetida à poderes que legitimam um sistema desigual de privilégios típicos dos homens, o sexismo em várias áreas ainda vêem os privilégios sendo como masculinos.
Apesar do papel que a mulheres desempenham na sociedade moderna, ainda é escrava de um modelo sexista enraizado nas culturas,mesmo que biologicamente a definição de feminino e masculino seja um fator puramente genético, biológico,genitais e morfológicos, as normas sociais e dicotomia do que; mulher/fraca, fisicamente inferior, homem/forte, fisicamente superior, determina o papel de conduta da mulher diante seu grupo social.
A identidade sexual, que na visão psicossocial de Money (apud Vasquez,1987), “ é tudo aquilo que difere os sexos, ou seja, atitudes, ocupações, vestimentas,adornos, gestos emocionais, expressões emocionais, erotismo e comportamento sexual”. Em algumas culturas quanto mais submissas, passiva e fraca mais feminina. Quanto mais agressivo, ativo e forte mais másculo o homem será.
Homem e mulheres são produtos dos diferentes tipos de sociedade que em sua regra sempre acabam reforçando as diferenças psicossociais tais como a propagação da própria mulher que interiorizam regras sociais e acabam tendo atitudes “maxistas” contra si próprias não aceitando outras mulheres que tomam uma postura diferentes diante da sociedade de fazerem escolhas consideradas “papéis masculinos”.

Diante de tudo exposto não posso deixar em fazer colocações pessoais, começo com perguntas simples, será que é aceito como naturalidade pelas próprias mulheres no contexto social ser jogadora de futebol, mulher pode ser fisiculturista e que tal uma nadadora com músculos?
Ela pode ser advogada de sucesso, Juíza, promotora, ser chefe de um país? O que acham se ela sustentar a casa, for chefe de uma empresa multinacional importante? Serem Mestras, Doutoras. Pior e se optar em não querer ter filhos e ser esposa, será que deixa de ser mulher?
Agora o que acham dela optar em ser mãe, esposa até acho importante estes papéis desde que não anulem outras vontades e projetos. Pode ganhar menos pela mesma função e cargo exercido por homens, ser agredida pelo companheiro sem poder se defende, quem revida pode ter sua sexualidade confundida. Pra finalizar que tal se nós mulheres tivermos o direito em obter carteira de motorista caçadas por oferecer riscos aos homens másculos, viris e fortes que dirigem pelas estradas à fora, atropelando velhinhos, algumas criancinhas que andam na rua inocentemente, por dirigir embriagados ou de forma totalmente irresponsável não generalizando os fatos, pois também existem mulheres irresponsáveis no trânsito com um numero bem menor, cuidado homens elas estão em todos os lugares.
Então mulheres por que não assumir papéis diferentes do padrão imposto pela sociedade já que enfrentamos tantas coisas e fizemos grandes escolhas durante os séculos. Uma das a grandes diferenças entre os homens e mulheres está na própria competição entre nós mulheres e o pensamento maxista que temos em relação a nós mesmas, julgamentos por escolhas diferentes, inclusive no que diz respeito a atividades, esportes, aréa de atuação ou qualquer prática esportiva por mais exêntrico que seje, devem ser apoiados e respeitados todas as opções, primeiramente por nós mesmas para depois podermos exigir respeito da sociedade.


“Atividades físicas proporcionam á qualquer ser humano independente do gênero, idade terem uma visão de sí próprios, além de oferecer saúde, melhoria fisíca, adptações e melhorias nas habilidades motoras e a psique caminham juntos corpo são mente sã ”.
Texto de Raquel soares- referencia "o ser mulher no esporte de competição: a mulher e a busca dos limites...revista virtual Ef artigos, natal/rn volume 3, volume 05- julho de 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário