Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Enzima Hexoquinase

A primeira reação da via catabólica da glicose é a fosforilação desta na posição 6 formando o composto glicose 6-fosfato às expensas de ATP (deltaG=-4 Kcal/mol). A enzima responsável pela fosforilação é a hexoquinase, que esta presente na maioria das células animais, vegetais e microbianas. A hexoquinase também pode fosforilar outras hexoses, tais como, frutose e manose. Estudos de cristalografia de raios X mostraram que a molécula de hexoquinase sofre profundas modificações em sua forma quando ela se liga à molécula da hexose. A hexoquinase requer Mg2+ porque o verdadeiro substrato não é ATP4-, mas o complexo MgATP-. A hexoquinase é uma enzima reguladora, pois esta é inibida pelo seu próprio produto (glicose 6-fosfato), portanto, toda vez que a concentração deste no interior celular sobe acima de seu nível normal, ela passa a inibir temporária e reversivelmente a hexoquinase.
No fígado ocorre uma forma não encontrada em outros tecidos é a glicoquinase. A glicoquinase difere das isoenzimas da hexoquinase em três aspectos :
1 - Ela é específica para a glicose, não atuando em outras hexoses;
2 - Ela não é inibida pela glicose 6-fosfato;
3 - O valor do seu Km comparado aos das isoenzimas de hexoquinases é bem maior.
A glicoquinase hepática entra em atividade quando os níveis de glicose no sangue são altos, como, por exemplo, após uma refeição. Ela atua sobre a glicose transformando-a em glicose 6-fosfato, a qual será armazenada no fígado na forma de glicogênio. No diabetes mellitus há uma deficiência na produção de glicoquinase em virtude da falta de insulina.
Fonte: http://prolina.df.ibilce.unesp.br/valmir/bioquimica/glicolise/hexoquinase.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário