Personal Trainer Franciele Sezana

Criei esse blog, com uma vontade de mostra a todos a importancia da atividade física, e como ela pode ser prazerosa.
Mudar hábitos, todos sabemos, não é uma tarefa conquistada do dia para noite. Exige comprometimento, persistência, disciplina e jogo de cintura, principalmente, quando falamos de atividade física. Mais isso,só depende de você ! Faça com que as mudanças de hábito transformem a sua vida,principalmente na saúde e bem-estar pessoal !
Sobre o Blog,irei atualizar,se possível, todos os dias,com informações atualizadas. Segue meu blog !

Foi um enorme prazer dividir esse espaço com você!
Um grande beijo e conte comigo !

domingo, 26 de dezembro de 2010

O que é o diabetes gestacional?

O diabetes gestacional (DG) surge durante a gravidez, principalmente após a 24° semana de gestação, ocorrendo intolerância ao açúcar durante o período gestacional e os níveis de glicemia podem se normalizar após o nascimento do bebê, diferente do diabetes tipo I e II que persistem por toda a vida. Geralmente as mulheres desenvolvem o diabetes gestacional devido a uma resistência à ação da insulina, impossibilitando a entrada de glicose dentro da célula para ser usada como fonte de energia. Fator que pode ser desencadeado por alguns fatores de risco durante o período gestacional, como:

* Idade superior a 25 anos
* Obesidade ou ganho excessivo de peso durante a gravidez atual
* Deposição central (região do abdômen) excessiva de gordura corporal
* História familiar de diabetes em parentes de 1° grau
* Crescimento fetal excessivo
* Polidrâmnio (Aumento do líquido aminiótico)
* Hipertenção ou pré eclâmpsia (DHEG) na gravidez atual
* Antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, de macrossomia (peso superior do feto) ou de diabetes gestacional

Para reduzir o risco de desencadear o DG, as mulheres devem manter o peso dentro dos parâmetros normais e realizar exercícios físicos regulares. Muitas gestantes não apresentam sintomas no diabetes gestacional, mas é importante ficar atenta se surgir:

* Poliúria (aumento do volume urinário)
* Polidipsia (sede elevada)
* Polifagia (fome em excesso)
* Perda ou aumento exagerado do peso corporal
* Desanimo, cansaço ou fraqueza

As complicações metabólicas do diabetes gestacional, está associado com o risco elevado tanto para o feto, quanto para a mãe, devido ao aumento da prevalência de anomalias congênitas e abortamentos espontâneos e ao risco de macrossomia, hipocalcemia, níveis reduzidos de ferro e desconforto respiratório para o feto. Há evidências de que os filhos de gestantes com diabetes gestacional são mais vulneráveis a desenvolver obesidade e uma menor tolerância a glicose na faze adulta. Estudos também tem demonstrado que filhos de mães com Diabetes Gestacional descompensado, tem chances de ocorrer um déficit intelectual, desencadeados pela cetonúria – causada no diabetes, no jejum prolongado e também nas dietas com restrição de carboidrato, por desencadear uma maior oxidação de gordura no organismo para obter energia, aumentando assim, a circulação de corpos cetôncios causando a cetonúria.

Essas alterações no metabolismo dos indivíduos com diabetes, podem ser controladas através da atividade física, dieta e com insulina nos casos mais severos, quando os níveis glicêmicos permanecem elevados. O acompanhamento nutricional por um nutricionista se torna o mecanismo mais importante, recomenda-se dietas entre 30 e 35 calorias por kg de peso ideal para a idade gestacional. Essa conduta poderá melhorar o controle glicêmico, além de reduzir o ganho de peso. As refeições devem ser fracionadas ao longo do dia, sendo três refeições principais (desjejum, almoço e jantar) e três a quatro lanches de pequeno volume, evitando também frituras e preferindo alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, frutas e vegetais, afim de evitar picos elevados de glicose no na sangue.

A mudança do hábito alimentar da mãe diabética é fundamental para evitar complicações para o feto e para a gestante.

Vale ressaltar, que essas mães deverão fazer um acompanhamento nutricional com um nutricionista após o parto, afim de reduzir as chances de desenvolver a doença no futuro.

Fonte: ANutricionista.Com - Mírian Valério - CRN2 7012P - Nutricionista em Rio Grande.

Um comentário:

  1. Muito bom.nem sabia disto,vou até pedi pra minha irmã q estar gestante da uma olhada neste post!
    beijinhos

    ResponderExcluir